S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

domingo, setembro 30, 2007

Cerimónias da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto. Início das Comemorações.




As comemorações tiveram início logo pela manhã com o hastear da bandeira junto do edifício da Junta de Freguesia acompanhado pela Banda Filarmónica do Rossio a tocar o Hino Nacional.
A Freguesia de S. Miguel do Rio Torto (como instituição freguesia, entenda-se), existe pelo menos desde 1613 (Registos Paroquiais - Registos Nascimento, Casamento e Óbito) que já conferem que é Freguesia (dado que era uma das competências da Paróquia - antecedente da Freguesia), facto que posteriormente é corroborado pelo livro das fintas de 1707 e pelas memórias paroquiais de 1758. Pelo que, para já, a data mais antiga COMO PARÓQUIA, não como povoado é 1613.
Seguem vários posts das comemorações que duraram o dia inteiro, tendo continuado pela noite com porco no espeto, noite de fados e Baile.
Será também através das novas tecnologias uma forma dos nossos conterrâneos no estrangeiro (destaco a Espanha, França, Suiça, Brasil, Bélgica e Holanda, entre outros países) veram como foram as comemorações.

COMEMORAÇÕES DA FREGUESIA DE S. MIGUEL DO RIO TORTO: MISSA CAMPAL




Imagem da Missa Campal celebrada pelo Pároco Sebastião Fernandes e pelo Diácono Virgílio Marcelino. Os escuteiros do Rossio Cantaram e tocaram viola.

COMEMORAÇÕES DA FREGUESIA DE S. MIGUEL DO RIO TORTO: MERCADO MEDIEVAL, INTRODUÇÃO


Embora as vestes não sejam nada medievais, certo é que a imagem foi tirada no mercado medieval, tendo por ingrediente um dos elementos da trilogia medieval (pão, vinho e castanhas), neste caso, um dos cartões de visita da nossa terra: o vinho.
Na imagem, da esquerda para a direita: Eu, Alberto Lopes, João Mota, Luís Diogo e Nascimento Cardoso.
Seguem vários posts com imagens várias do "mercado medieval".

COMEMORAÇÕES FREGUESIA S. MIGUEL DO RIO TORTO: IMAGENS VÁRIAS











COMEMORAÇÕES DA FREGUESIA DE S. MIGUEL DO RIO TORTO: O MERCADO MEDIEVAL, IMAGENS VÁRIAS





















HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: CERIMÓNIA


A parte da tarde foi essencialmente com as cerimónias oficiais que se pautaram por um breve discurso da Sr. Presidente da Junta de Freguesia, em que traçou um breve historia da existência das Freguesias, até à actualidade. Depois, seguiu-se a entrega das medalhas aos Professores Primários que leccionaram na Freguesia de S. Miguel do Rio Torto por um periodo mínimo de cinco anos.
Estiveram presentes grande parte dos professores, tendo, contudo, faltado a Professora Lurdes Reis (minha professora primária), tal como o Professor João Martins Farinha e a Professora Maria Emília Cordeiro.
Destaque também para duas das professoras mais idosas: Maria Virgínia e Maria de Lurdes que foram professoras de dois de nossos famosos conterrâneos, respectivamente: Dr. Eduardo Catroga e Professor Doutor Fernando Catroga.
Seguem em cada um dos seguintes posts as imagens dos professores primários.
Imagem da mesa da esquerda para a direita: Dr. Manuel Santos, Manuel Catroga, Dr. ª Lurdes Botas e Dr. Nelson de Carvalho.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA FERNANDA DIAS DA SILVA


Professora Maria Fernanda Dias da Silva profere discurso.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA LUISA MARQUES LOPES


Professora Maria Luísa Marques Lopes profere discurso.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA FERNANDA ELIAS FALCÃO


Professora Fernanda Elias Falcão.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA FERNANDA SÃO MARTINHO


Professora Maria Fernanda S. Martinho profere discurso.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA VIRGÍNIA BELÉM FERREIRA COELHO


Professora Maria Virgínia profere o discurso. Destaque não só por ser uma das professoras mais idosas presentes, mas também por ter sido a Professora Primária do Dr. Eduardo Catroga, nosso conterrâneo.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA HELENA GAIO AUGUSTO


Professora Maria Helena Gaio Augusto.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA DE FÁTIMA LOPES

Professora Maria de Fátima Lopes recebe a medalha entregue pelo Dr. Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA DULCE MARQUES MOLEIRO


Professora Maria Dulce Marques Moleiro recebe a medalha entregue pelo Dr. Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA FERNANDA GOUVEIA DE ASSIS


Professora Maria Fernanda Gouveia de Assis.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSOR ANA MARIA ROLDÃO MAIA PITA

Professora Ana Maria Roldão Maia Pita recebe a medalha entregue pelo Dr. Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSOR VALDEMAR ROLDÃO MAIA PITA




Professor Valdemar Pita recebe a medalha entregue pelo Dr. Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA DEOLINDA MARIA FERREIRA RODRIGUES


Professora Deolinda Maria Ferreira Rodrigues recebe a medalha entregue pelo Dr. Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA ROSA TOMÉ SANTOS


Professora Maria Rosa Tomé Santos recebe a medalha entregue pelo Dr. Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA DE LURDES


Professora Maria de Lurdes recebe a medalha entregue pelo D. Nelson de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes. Destaque por ser uma das professoras com mais idade presente, além disso, destaque por ter sido também a Professora Primária do Professor Doutor Fernando Catroga, nosso conterrâneo e hoje Catedrático da Universidade de Coimbra.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA INÊS PASSARINHO

Professora Maria Inês Passarinho recebe a medalha entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Dr. Nelson de Carvalho.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA ANTÓNIA MATOS PEREIRA


Professora Maria Antónia Matos Pereira recebe a medalha entregue pelo Dr. Manuel Santos

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA CAROLINA HORTA


Professora Carolina Horta recebe a medalha entregue pelo Dr. Manuel Santos

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA EMÍLIA JORGE ROSÁRIO MONTEIRO


Professora Emília Jorge Rosário Monteiro recebe a medalha entregue pelo Dr. Manuel Santos

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSOR MARIA ISABEL TEXUGO GONÇALVES


Professora Maria Isabel Texugo Gonçalves recebe a medalha entregue pelo Dr. Manuel Santos.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA ANA MARIA CATROGA


Professora Ana Maria Catroga recebe a medalha entregue pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Catroga.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA MARIA ROSA ALHO MOREIRA


Professora Maria Rosa Alho Moreira recebe a medalha entregue pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Catroga.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA ANA CLARA DA COSTA CARDOSO


Professora Ana Clara da Costa Cardoso recebe a medalha entregue pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Catroga.

HOMENAGEM AO PROFESSOR PRIMÁRIO: PROFESSORA EMÍLIA FREIRE LEITÃO CANDEIAS DA SILVA


A Professora Emília Candeias da Silva recebe a medalha entregue pelo Dr. Manuel Santos.

EXPOSIÇÃO DE BORDADOS NA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA

Após a homenagem ao Professor Primário, foi a abertura da exposição de bordados na sede da Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto. Imagens várias da exposição e posaram para a foto três das costureiras que confeccionaram os bordados, da esquerda para a direita: Narcisa, Aurora e Maria de Lurdes.
Termina assim a "reportagem" sobre as comemorações centenárias de S. Miguel do Rio Torto.







quarta-feira, setembro 19, 2007

Programa das comemorações Centenárias da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto


A TODOS OS MICAELENSES QUE SE ENCONTRAM EM PORTUGAL, E, SOBRETUDO, À VASTA COMUNIDADE QUE SE ENCONTRA EM ESPANHA, FRANÇA, ALEMANHA E BRASIL (TAL COMO EM OUTROS PAÍSES): COMPAREÇAM!

terça-feira, setembro 18, 2007

Requalificação de Ruas de S. Miguel do Rio Torto: Segunda Fase

Informa o site da Câmara Municipal de Abrantes que foi feito o contrato de empreitada da fase de requalificação. Ver em: http://www.cm-abrantes.pt/?lop=conteudo&op=c042f4db68f23406c6cecf84a7ebb0fe&id=0172d289da48c48de8c5ebf3de9f7ee1